You are here
Home > logics

Experimento#6: Os Vídeos Abertos da América Latina

Res#1 Nacho Durán [SP]

O aplicativo ‘Os Vídeos Abertos da América Latina’ pretende transformar em audiovisual (vídeo, foto e áudio) trechos dos textos do livro ‘As Veias Abertas Da América Latina’, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, atualizando os temas recorrentes do livro (um repasso à memória do continente, escrito na década de 70) para a atual década e realidades socioculturais. As tarefas de edição e montagem (transformação de texto para vídeo) são realizadas de forma colaborativa com uma interface com a qual se escolhe um vídeo do YouTube para substituir um trecho de texto selecionado.

IR AO SITE DO EXPERIMENTO ‘Os Vídeos Abertos da América Latina’ – versão Beta 0.8

 

A versão Beta 0.8 criada durante a residência ‘Experimentos’ no Circuito de Residências em Arte, Tecnologia e Educação ResTelinha, parte de uma seleção de vídeo-textos criados por Nacho Durán a partir de imagens capturados em diversas viagens realizadas por países da América Latina.

Os sons presentes nesta primeira versão foram gravados e mixados por Vanessa de Michelis e fizeram parte da performance e videoarte ‘Venas Abiertas’, sobre o mesmo tema.

 

Código

O aplicativo, desenvolvido pelo artista junto com o programador Xurde Durán, é de código aberto e foi implementada com as linguagens HTML5, PHP, Javascript, XML e MySql.

O código está disponível aqui para baixar aqui, ainda sem a versão comentada. Para poder ser usado precisa ser configurado um banco de dados MySql.

 

Link para baixar ou lêr o livro completo em português

Biografia – Nacho Durán [SP]

www.telekommando.net

Nacho Durán nasceu nas Astúrias, Espanha, e reside no Brasil desde 2001. Produziu vários trabalhos em novas mídias que têm como elo em comum a pesquisa e experimentação com micro-cinema, interatividade e VJing, produzindo VJclips e vídeos experimentais para televisão, celular e internet, e instalações multimídia com o coletivo TeleKommando.

Ministra palestras e oficinas sobre produção audiovisual experimental, mídias locativas e jornalismo 2.0 que já foram realizadas em todas as regiões do Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, México, Peru e Venezuela, em festivais, centros culturais e de inclusão digital.

Desde 2011 mora em Goiânia, onde coordena o Circuito de Residências em Arte, Tecnologia e Educação ‘ResTelinha’.

Deja un comentario

Top